e-SUS em Nuvem em Santa Catarina — Como a Saúde Municipal Está Melhorando com Soluções na Nuvem
- Erasmo Magalhães

- há 1 dia
- 3 min de leitura

Santa Catarina é um dos Estados do Brasil que mais se destaca pelo alto investimento em tecnologia em todos os setores, principalmente nos Órgãos Públicos. Nesse sentido, iremos abordar um grande movimento que está acontecendo no estado que é implantação em nuvem do e-SUS em Nuvem em Santa Catarina.
Sobre a Saúde no Estado Catarinense
O estado de Santa Catarina possui forte atuação quando o assunto é saúde, começando pela Atenção Primária. Em resumo, o investimento em campo está sendo feito há bastante tempo, mas também existe o outro lado que são algumas dificuldades que os Municípios Catarinenses enfrentam:
· Lentidão e instabilidade em sistemas hospedados em servidores locais (muitas vezes equipamentos que já está obsoleto);
· Falta de equipes de TI municipais dedicadas para a virtualização do e-SUS (devido a alta demanda de diversos serviços relacionados ao t.i.);
· Riscos de perda de dados em caso de falhas físicas (falta de equipamentos para dar redundância e segurança);
· Dificuldade em manter backups e atualizações (devido a correria diária dos colabores, manter estas rotinas se torna algo difícil);
Desafios e Soluções Reais para o e-SUS em Nuvem em Santa Catarina:
1 - Desafio: Municípios do interior com conectividade limitada
Certamente, muitas cidades catarinenses tem boa infraestrutura de internet, ainda existe uma grande dificuldade de acesso em áreas rurais. Em resumo, a boa notícia é que o e-SUS em nuvem oferece acesso fácil e em qualquer dispositivo com internet (celulares, tablets e computadores), mesmo em conexões de menor velocidade, reduzindo interrupções nos serviços.
2 – Desafio: Base do e-SUS descentralizada
Outro desafio que é frequentemente relatado pelo Gestores Municipais é em cada distrito ou UBS espalhadas fica vários servidores distintos, que no final tem a necessidade de uma pessoa passar em cada ponto e recolher os dados e depois transmitir manualmente para a base do governo. Nesse sentido a perca dos prazos de envio ou da própria produção é constante e fica desorganizado.
Já com o e-SUS em nuvem, esta base fica centralizada em uma única nuvem e toda a produção é enviada de forma automática diariamente. Desse modo, os gestores ficam tranquilos e não preocupam, mas com esta rotinas de recolhimento de dados e envio para a base do gov.
3 - Desafio: Segurança de Dados
Uma das principais preocupações dos gestores é a questão dos dados e a segurança dele. Em resumo, os servidores físicos ficam dentro das dependências da Prefeitura e os Backups também no mesmo local, e isso pode ser uma dor de cabeça futura.
Já utilizando o eSUS Cloud, além da tecnologia em nuvem dar esta redundância, os nossos backups são feitos de forma automática e diária, e ficam em outro Datacenter (outro estado). Ou seja, se ocorrer algo no Datacenter local da produção, os backups estão seguros em outro local.
Certamente, este ponto acima é altamente relevante, mas não podemos esquecer que os serviços feitos aqui conosco, possuem dupla camada de proteção quando o assunto é Cyber Segurança, que possui um know-how de mais de 18 anos de mercados em serviços Cyber, entre os produtos que fazem camada de proteção estão: Firewall, Switch, Https etc...
Você Gestor quer saber mais sobre como levar o e-SUS em Nuvem em Santa Catarina?
Clique abaixo e ganhe uma consultoria gratuita sobre esta implantação:





Comentários