Por que a Virtualização é mais segura que um servidor físico local
- José Gustavo
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Uma nova fronteira de segurança no e-SUS. Entenda a virtualização;
Nos últimos anos, o e-SUS PEC tem se tornado o coração da Atenção Primária no Brasil. Porém, na medida que em que o sistema cresce e centraliza os dados sensíveis de milhões de cidadãos, surge uma dúvida inevitável: Os dados estão realmente seguros ?
Em alguns casos, as prefeituras ainda mantém o sistema em Servidores Locais, sujeito à falhas físicas, quedas de energia, ataques cibernéticos e perda de informações por falha humana. Nesse cenário, a virtualização do e-SUS é consolidada como uma solução mais segura, eficiente e moderna, garantindo a disponibilidade e proteção de dados, além de conformidade com a LGPD.
A vulnerabilidade de Servidores locais VS A segurança elevada na eSUS Cloud.

Todas essas falhas podem chegar a comprometer registros, impactando diretamente no atendimento à população. Além dessas falhas, a configuração local gera algumas dificuldades, como:
🔹 Mão de obra especializada: É necessário um profissional para configurar e realizar a manutenção do servidor local, o que gera um custo alto ao município.
🔹 Dificuldade no acesso: O acesso é feito somente à usuários que utilizam a mesma rede do servidor, e endereçado através do IP, o que o torna de difícil memorização.
Com a eSUS Cloud não há essa dificuldade, pois temos esquipes especializada em implantação e configuração de servidores, e o acesso pode ser realizado de qualquer local, através de um domínio personalizado.
Segurança é investimento, não despesa.
Enquanto o servidor físico exige manutenção constante, troca de peças e suporte técnico presencial, a virtualização reduz custos ocultos e aumenta a previsibilidade orçamentária.
Além disso, o tempo de parada é praticamente zero, garantindo que a equipe da UBS continue atendendo sem interrupções.
Proteja os dados e preserve a confiança!
A transformação digital da saúde pública já começou.
E quem investe hoje em ambientes virtuais seguros não apenas protege dados, mas garante continuidade do atendimento, eficiência e credibilidade da gestão.
O futuro do e-SUS é virtual. E a segurança dos dados começa com uma infraestrutura moderna, estável e inteligente.
👉 Quer saber se o seu município está preparado para migrar com segurança?
Comentários