top of page

Qual documentação a empresa precisa ter para atender o eSUS em nuvem?

  • erasmo369
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

esus em nuvem documentação

Atualmente, diversas empresas especializadas em tecnologia para a saúde oferecem serviços de implantação do eSUS em nuvem para prefeituras e secretarias municipais. Nesse sentido, vamos explicar os diferenciais que a e-SUS Cloud possui para o suporte na migração, hospedagem, manutenção, segurança e atualização do sistema e-SUS PEC para ambientes em nuvem.


Abaixo colocamos um checklist que temos para atender o eSUS com toda transparência e segurança necessária:


1. Documentação Jurídica e Fiscal


Esses documentos são exigidos em processos licitatórios ou contratações públicas (conhecidas como compra direta). Em resumo, são documentos públicos que toda empresa precisa ter atualizados e em mãos na hora da contratação.


CNPJ ativo

Contrato Social

 Certidão Negativa de Débitos:

  • Receita Federal (CND/INSS)

  • Dívida Ativa da União

  • Estadual

  • Municipal

  • FGTS (CAIXA)

Certidão de Regularidade Trabalhista

Comprovação de regularidade com a Justiça do Trabalho (CNDT)


2. Documentação Técnica:


Certamente aqui na eSUS Cloud, empresa do Grupo Brasil Cloud, que atua desde 2008 com serviços de computação em nuvem, temos todas a documentação e know-how técnico para implantar e configurar o eSUS em Nuvem.

É importante na hora de fazer uma cotação ou contratação do seu Município com a Nuvem, você deve pedir um atestado de capacidade técnica. Além disso, você pode pedir contato de outros parceiros que estão utilizando o serviço para captar um feedback sobre o que está sendo prestado.


3. Certificações Relevantes (altamente recomendadas):


Essas certificações não são obrigatórias por lei, mas possui uma relevância muito grande quando o assunto é seus dados que estarão sob essa proteção. Nesse sentido, é muito importante e gera confiabilidade a apresentação de algumas dessas certificações:

Certificação Tier (Uptime Institute) para Data Centers;

ISO/IEC 27001 – Segurança da Informação

ISO/IEC 20000 – Gerenciamento de Serviços de TI


4. Requisitos de Conformidade com o Ministério da Saúde:


  • Utilização do e-SUS PEC original sem modificações no core do sistema;

  • Comunicação segura com o PEC e os Webservices do Ministério da Saúde (CNES, CADSUS, etc);

  • Infraestrutura em nuvem com criptografia de dados em trânsito e em repouso;

  • Backup automático diário com retenção mínima de 7 a 30 dias;

  • Controle de logs de acesso e auditoria de dados.


Conclusão sobre qual documentação a empresa precisa ter para atender o eSUS em nuvem?


Certamente na hora de contratar um parceiro para fazer a gestão do eSUS em Nuvem é importante você cobrar estes documentos e verificar realmente se ele está capacitado para prestar o serviço de tal maneira que os dados da saúde pública estarão protegidos e atualizados.

 
 
 

Comments


bottom of page